A Nossa História

Cronologia da história da APPACDM 1972

Fundada em 1972,
a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (A.P.P.A.C.D.M.) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.) e foi fundada em 1972.

O seu primeiro Centro (o 8º a nível nacional) abriu as portas em 2 de Fevereiro de 1973 e na altura era denominada o “8º Centro” da APPACDM então Instituição Nacional.

Este Centro destinava-se a crianças portadoras de deficiência mental, não integráveis no ensino regular e iniciou as suas atividades com um grupo de 10 crianças de ambos os sexos, com deficiência mental, numa casa de habitação com a área aproximada de 200m2 situada na Calçada de Mem Ramires, na cidade de Santarém.

Face às inúmeras inscrições de alunos, viu-se a Instituição obrigada a constantes adaptações e a alargar progressivamente a sua capacidade para 50 utentes, apesar das precárias condições das instalações.

Em 1977, a Delegação encetou negociações com a Congregação das Irmãs do Santíssimo Salvador para compra da Quinta Nossa Senhora do Rosário, situada no Vale de Santarém.

Cronologia da história da APPACDM 1980

Instalação na Quinta da Nossa Senhora do Rosário

A 3 de Março de 1980 passou a Instituição a funcionar nestas novas instalações, adaptadas para o efeito, com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém.

Dado que os utentes eram oriundos de vários concelhos do Distrito, a criação de um Lar de Apoio foi um imperativo. Abriu, nesse mesmo ano, a 16 utentes de ambos os sexos, residentes em lugares com dificuldades de transporte diário, funcionando de Segunda a Sexta-feira.

Cronologia da história da APPACDM 1981

Abertura do Jardim de Infância “A Joaninha”

No ano seguinte novo desafio nos era lançado. A necessidade de integração, o mais precocemente possível, das crianças com deficiências, levou a abrir, em Junho de 1981, o Jardim de Infância “A Joaninha”.

“A Joaninha” iniciou as suas atividades com um grupo de 20 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 2 anos e 6 meses e os 7 anos, integrando 1/3 de crianças com deficiência mental.

Cronologia da história da APPACDM 1984

Criação da Valência Pré-Profissional

Em 26 de Julho de 1984 foi assinado um protocolo com o I.E.F.P. para a criação da valência Pré-Profissional nas áreas de: agro-pecuária, argilas, carpintaria, encadernação, metais e têxteis.

Criação do Centro de Apoio Ocupacional
Para os jovens com mais de 16 anos e sem possibilidade de integração na Pré-Profissional, foi criada a valência denominada Centro de Apoio Ocupacional, em Setembro de 1984. Esta valência permitiu um atendimento mais adequado às suas necessidades e capacidades.

Cronologia da história da APPACDM 1990

Abertura de Lar Residencial

Decorridos 17 anos, a Delegação de Santarém, tinha utentes com 27 anos de idade e mais velhos. Existiam, igualmente, pedidos de admissão de adultos que tinha perdido os seus familiares diretos. A abertura de uma Lar Residencial na Av. dos Combatentes, em Santarém, com o apoio do Centro Regional da Segurança Social e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e com capacidade de atendimento para 12 utentes, em 7 de Fevereiro de 1990, permitiu dar resposta a estas situações de grave carência familiar.

Arranque dos Cursos de Formação Profissional

Também em 1990, deu-se inicio aos cursos de Formação Profissional subsidiados pelo I.E.F.P., nas áreas de: ajudante de cozinha, serralharia, carpintaria, encadernação, ajudante de jardinagem.

Cronologia da história da APPACDM 2000

Autonomia da APPACDM de Santarém

Em 2000, a APPACDM de Santarém que até então era uma delegação da APPACDM (Instituição Nacional), passou a ser autónoma.
A Associação cresceu, o número de utentes aumentou, outras áreas de intervenção tiveram de ser abrangidas.

Cronologia da história da APPACDM 2001
Cronologia da história da APPACDM 2003

Projeto de Intervenção Precoce

O Projeto de Intervenção Precoce de Santarém – P.I.P.S. – iniciado em 2001, passou a valência em Dezembro de 2003.

Inauguração do Centro de Atividades Ocupacionais Aristides Graça

Em Fevereiro de 2003 foi inaugurado um novo Centro de Atividades Ocupacionais, o C.A.O. Aristides Graça.

Cronologia da história da APPACDM 2005

Arranque da Unidade de Vida Autónoma

Em 6 de Dezembro de 2005, iniciou atividades a Residência V.A.U., uma Unidade de Vida Autónoma.

Para além das Respostas Sociais, os serviços prestados e projectos promovidos pela instituição, promovemos atividades culturais, desportivas e lúdicas integradoras e promotoras de bem-estar físico e social, apoiando, sensivelmente, 700 Pessoas.

Cronologia da história da APPACDM 2013

Abertura do Lar Residencial e da Residência Autónoma Casa João Manuel, no Cartaxo.

Em 28 de Outubro de 2013, iniciou atividades a Estrutura Residencial Casa João Manuel com capacidade para 12 pessoas em Lar e 5 pessoas na Residência Autónoma.

Última Alteração: 03/02/2021

Co-financiado por:Logotipo Instituto Nacional de Reabilitação